Princípio de Arquimedes
17 de outubro de 2023

Muito do que se sabe sobre a biografia de Arquimedes parte do relato de outros filósofos e historiadores antigos, afinal, ele próprio foi um importante filósofo e matemático, que viveu entre os séculos 287 e 212 a.C., na cidade estado de Siracusa, na Grécia Antiga (atualmente, região da Sicília). Arquimedes contribuiu de várias formas com a ciência, em especial com a matemática e a física.

Uma de suas contribuições à ciência está relacionada à hidrostática e ao conceito de empuxo. De forma simples, o princípio (ou teorema) de Arquimedes pode ser descrito como a resposta de um fluido à presença de um corpo imerso nele.

Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, na presença de um campo gravitacional, fica sob ação de uma força vertical ascendente aplicada pelo fluido; esta força é denominada empuxo e sua intensidade equivale ao peso do fluido deslocado pelo corpo, mas em sentido contrário.

A força de empuxo ocorre porque a pressão em um líquido aumenta com a profundidade. Portanto, a pressão exercida sobre a face inferior do bloco e que aponta para cima é sempre maior que a pressão aplicada na parte superior do bloco e direcionada para baixo.

Coincidência ou não, Arquimedes é o nome do construtor naval que deu início à construção de uma das embarcações em madeira que, até hoje – após reformas – ainda integra a frota do Barco Pirata de Balneário Camboriú (SC).


Crédito da foto: Divulgação/Barco Pirata BC

Post anterior
Próximo post

siga-nos no instagram